Projeto Social do IHSF viabiliza cuidados em psicoterapia para população carente
Cerca de 30 psicólogos prestam atendimento em psicoterapia para pessoas de comunidades carentes.
SAÚDE
Alberto Okada
5/23/20231 min ler
A ideia do projeto social de cuidados com a saúde mental é conectar pacientes que precisam de cuidados com a saúde mental com os profissionais da saúde, os psicólogos voluntários. O público alvo deste projeto são pessoas que necessitam de cuidados em psicoterapia individual, que possuem baixa renda, e/ou moram em áreas desassistidas de atendimento, e/ou encontram-se em estado de vulnerabilidade socioeconômica. O serviço é prestado de forma gratuita.
Para tanto, o Instituto Humanos Sem Fronteiras (IHSF), no início de 2024, firmou o Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Olhos D'alma Sã (IODS), com sede Goiânia (GO), para um trabalho de cooperação na área da saúde.
O IODS se incube de captar, reunir e organizar pessoas que necessitam de assistência em saúde mental, em todo o Brasil, repassando para atendimento aos psicólogos voluntários que são prospectados pelo IHSF. Em toda a sua rede de parceiros, o IODS conta com uma rede de parceiros compostas por 800 voluntários.
O IHSF organiza e conecta o grupo de cerca de 30 profissionais psicólogos clínicos voluntários com CRP ativo e conecta aos supervisores voluntários convidados nas diversas abordagens (professores/ex-professores universitários e mestres). Os encontros são quinzenais. Podem participar da supervisão como ouvintes os estudantes de psicologia em final de curso previamente cadastrados no IHSF (atualmente são cerca de 30 estudandes). O IHSF já conectou cerca de 120 pacientes com os profissionais psicólogos voluntários, em sua essência, atendimentos remotos, envolvendo brasileiros, no exterior ou em todo Brasil.
Conforme parceria com o IODS, nossa rede de psicólogos voluntários conta com descontos em cursos de pós-graduação, supervisão gratuita de casos clínicos duas vezes por semana na abordagem junguiana, além de psicoterapia gratuita oferecida aos profissionais voluntários.