Desenvolver competências com ludicidade no ensino remoto emergencial é possível ?
IHSF promove em conjunto com os estudantes de psicologia do Centro Universitário IESB a formação de professores do ensino fundamental em atividades lúdicas com crianças no ensino remoto.
Alberto Okada
6/19/20212 min ler
A transformação digital tem exercido uma influência significativa na educação, alterando como ensinamos e aprendemos. Tanto instituições educacionais quanto professores e alunos precisam se ajustar às novas circunstâncias criadas pela revolução digital no setor educacional, antecipando-se aos desafios e mudanças futuras.
Diante desta situação, torna-se evidente a necessidade premente de aprimorar habilidades digitais em todos os níveis educacionais, do básico ao superior. A competência digital deve ser vista como fundamental para aproveitar as oportunidades educacionais neste contexto dominado pela tecnologia.
Para garantir a qualidade e igualdade na educação, é crucial investir em formação docente, melhorar infraestruturas, disponibilizar recursos pedagógicos e tecnológicos adequados e promover políticas de inclusão digital. Isso assegurará que todos tenham acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), superando obstáculos socioeconômicos e geopolíticos para fomentar a igualdade digital.
Enfatiza-se também a importância de integrar a educação digital em todos os níveis e formas de ensino, com o objetivo de desenvolver habilidades essenciais e promover a alfabetização digital. Isso inclui capacitar e especializar os educadores no uso das TDICs, habilitando-os a incorporá-las em suas práticas pedagógicas e a identificar as habilidades digitais necessárias.
Seguinte esse objetivo, o IHSF realizou no período de 14 a 17 de maio a Oficina Digital denominada "Ritmo, alegria, cidadania e inclusão sócio-cultural".
O projeto tem como objetivo formar, durante a pandemia, os professores da rede pública do ensino fundamental, desenvolvendo habilidades para implementarem oficinas com as crianças durante atividades práticas e lúdicas no contexto do ensino remoto emergencial. Além de desenvolver nas crianças a alfabetização / literacia digital, concomitante com o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais.
A oficina foi um sucesso. Os professores saíram encantados, pois conseguiram enxergar um rol de possibilidades de atividades lúdicas no contexto do digital para desenvolvimento de competências de seus estudantes..
Para conhecer e aprender mais sobre as dinâmicas que foram utilizadas na oficina, basta acompanhar a apresentação realizada em cada dia, conforme segue: